PROCESSO DE CRIAÇÃO DE
FORMAS AUDIOVISUAIS GENERATIVAS
Mathias Lobo

Orientadora: Prof.ª.  Drª. Ana Flávia Merino Lesnovski
  • Processo de criação;
  • Arte computacional;
  • Sistemas autônomos;
  • Programação;
  • Audiovisual;
  • Música experimental;
  • Acaso, ordem e controle;
  • Arte e pesquisa

QUESTÕES

  • Quais as possíveis consequências e desdobramentos no processo criativo-artístico a partir da relação com sistemas autônomos e criação de formas audiovisuais generativas?

  • Como e em que momento o processo de criação em vídeo e música do artista-pesquisador se conecta com os procedimentos de criação generativa?

    OBJETIVOS

    • A co-criação de formas audiovisuais e outros desdobramentos com arte generativa;
    • Identificar poéticas sonoras e visuais dessas formas audiovisuais e aproximá-las com as diversas gramáticas e signagens das artes do vídeo;
    • Discutir as potencialidades e imprevisibilidades, verificar se há aspectos formais no processos de criação;

    • Lançar uma reflexão sobre as mediações criativas no âmbito da arte computacional e processos de criação com tecnologias e algoritmos;
      Teorizar meu processo de criação.

    METODOLOGIA

    • Lógica pós-positivista e qualitativa (FORTIN E GOSSELIN, 2014);
    • Criação de formas audiovisuais generativas;
    • Práticas auto-etnográficas (FORTIN, 2009);
    • Escrituras de relatos, imagens, sons e análises a partir dos documentos de processos;
    • Revisão bibliográfica e videográfica;

    BREVE CONTEXTO

    PROCESSOS ARTÍSTICOS / ARTE GENERATIVA

    Conjunto de práticas e processos criativos a partir do uso de algoritmos em softwares, combinados com inúmeras variáveis imputadas pelo artista para criar texturas, sons, frames e formas audiovisuais. (GALANTER, 2003).

    Alexandre Rangel, Henrique Roscoe, Uisato, Anders Hoff, Raffa Diniz, Mônica Rizolli…

    SOFTWARES GENERATIVOS

    Pure Data (PD)

    TouchDesigner

    RELAÇÃO ARTISTA E APARATO

    • O jogo tensionado;
    • Controle x ordem
    • O possível discurso generativo

    FORMAS AUDIOVISUAIS GENERATIVAS

    /lightfall/

    Conjunto de texturas de timbres de guitarras e sintetizadores
    Música e visuais originais: Mathias Lobo
    Produzido com Ableton Live e TouchDesigner.

    /newton/

    Partículas e blend de cores com texturas.
    Remix do projeto Lightfall.
    Música e visuais originais: Mathias Lobo.
    Produzido com TouchDesigner.

    /uá uá/

    Arte reativa de áudio. Footage com linhas geradas por frequencias da música.
    Música e visuais originais: Mathias Lobo
    Produzido com Ableton Live e TouchDesigner

    /corazón/

    O paradoxo da representação / irrepresentabilidade
    Música e visuais originais: Mathias Lobo
    Produzido com Ableton Live e TouchDesigner.

    /passo grilo/

    As luzes mudam com a frequência da música.
    Música e visuais originais: Mathias Lobo
    Produzido com Ableton Live e TouchDesigner.

    /partículaz/

    Partículas generativas criando formas e texturas conforme frequencias da música.
    Música e visuais originais: Mathias Lobo
    Produzido com Ableton Live e TouchDesigner.

    #01

    #02

    #03

    #04

    Simulação de uma imagem morfogenética através de uma imagem numerizada. (COUCHOT, 1988).
    Música e visuais originais: Mathias Lobo.
    Produzido com Ableton Live e TouchDesigner.

    /this is nøt a glitch/

    /this is nøt a glitch/

    Arte reativa de áudio. O rosto é moldado conforme
    as frequencias do ritmo e da melodia da música.
    Música e visuais originais: Mathias Lobo
    Produzido com Ableton Live e TouchDesigner.

    ECOS – ELABORAÇÃO CONTÍNUA DE SENTIDOS

    • Artista – pesquisador;
    • Estrutura, método e materiais (CAGE, 2019);

    CONSIDERAÇÕES

    • Um artista e um pesquisador (arte e tecnologia)
    • Processo de criação não-linear, não hierárquico e acolhendo o acaso;
    • Tomada de consciência do meu processo e identidade artística;
    • Evolução pessoal.